Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Barroso, adivinha quem é o osso do sistema prisional brasileiro?

No Conjur: "Barroso propõe redução de pena como indenização em caso de superlotação".

há 9 anos

Hoje, no Conjur, foi publicada a seguinte notícia "Barroso propõe redução de pena como indenização em caso de superlotação". Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2015-mai-06/barroso-sugere-reduzir-pena-presos-cadeia-superlotada>. Acesso em: 07 de maio de 2015 (01:18 a. M.).

Barroso adivinha quem o osso do sistema prisional brasileiro

Aprioristicamente, a ideia, "pautada" na dignidade da pessoa humana (como afirma Luís Roberto BARROSO), transpira a salvação (creio: temporária) de um sistema carcerário brasileiro falido e socialmente infrutífero.

Mas, veja. Com a tese "infra" (ou seja: beneficiar o apenado com "indenização fracional de cumprimento de pena") tiramos a indenização civil estatal e concluímos que a pena cumprida em estabelecimento prisional de superlotação é constitucional e legal (pois: passível de eventual "benefício fracional de cumprimento de pena" e supostamente condizente à "dignidade da pessoa humana"), e não contrária aos direitos humanos, à ordem constitucional e ao sistema de execução penal.

Barroso adivinha quem o osso do sistema prisional brasileiro

A conclusão fática é silogística. Em tom jocoso, podemos falar ao preso: "Prezado, quanto mais tempo você aguentar ficar nessa cela de 6m² junto com 20 presos (ou número maior), mais benefício prisional você conseguirá obter".

E mais. Daqui a pouco vai ter agente público falando: "Qual o problema de deixá-los ali, enclausurados/enjaulados aos montes, eles podem até sair daqui mais cedo por isso... Estamos fazendo um favor a eles...".

Barroso adivinha quem o osso do sistema prisional brasileiro

Enfim, é interessante como uma pessoa bem intencionada, no caso, o ministro BARROSO, e que possui várias obras de Direito constitucional, não consegue perceber/extrair o problema sociológico de sua teoria/tese/intervenção jurídica. Será que estou errado?

É curioso, porque dentro da ordem constitucional e processual penal, a dignidade da pessoa humana merece melhor juízo. Nesses casos, coloca-se o apenado em outro regime prisional (este: menos gravoso) ou decreta-se a liberdade, porque não lhe é facultado cumprimento de pena agressivo (cruel/desumano/degradante) por desídia estatal (má conservação ou falta de vaga prisional).

Gostaria de ver o resultado da aplicação da "teoria externa de resolução de conflito entre direitos essenciais" que o referido ministro utilizou (ver mais: RAMOS, Curso de Direitos Humanos, 2014, cap. III, item 7.3). Porque, no meu resultado, eu nem pude chegar a analisar a adequação...

Lembro muito bem da frase que o emérito processualista penal, Aury Lopes Jr., vivenciou de um apenado/preso: "Dr., estão me tratando como bicho. Quando eu sair daqui, vou sair mordendo".

Adivinha quem é o osso?

Eu, você e o Barroso.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações30
  • Seguidores174
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações277
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/barroso-adivinha-quem-e-o-osso-do-sistema-prisional-brasileiro/186206675

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não entendi ;
:Marco formado em 2013 e aprovado na OAB em 2011.
Há algo de errado nessa cronologia. continuar lendo

Pensei que seria algo sobre o artigo. Isso, minha cara. Fui aprovado no V Exame da Ordem (n.º 163070457 - data da publicação do resultado: 2012; ínterim da primeira e da segunda fase: 2011) e a colação de grau foi em 2013. Para não se sentir insurgida, fique assim: "(2011/2012)". Mas, lembre-se, isso não é parâmetro para nada. Sabemos a discussão sobre o Exame da Ordem. Recentemente uma candidata do primeiro ano de Direito foi aprovada no Exame da Ordem. Mas, este não é o momento... continuar lendo

Fez-me lembrar: ""Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" (Voltaire). continuar lendo

Aí é que você se engana, meu caro. O Ministro jamais será o osso, e sim a população que vive exposta a tal risco. Mas, diante da sua exposição cabe a seguinte pergunta: será que a atual (e não tão atual, pois se perpetuou com o tempo) situação carcerária é algo que diz respeito ao âmbito do judiciário? O Executivo é o principal vilão dessa verdadeira tragédia. Aqui deixo uma frase sugestiva: "eu sei, você sabe o que é frustração...máquina de fazer vilão!" continuar lendo